sexta-feira, 3 de junho de 2011

Literatura Gay



É quase impossível encontrar, em língua portuguesa, livros que tratem a respeito da homossexualidade. E devo dizer que grande parte das publicações em nosso idioma são realizadas por editoras portuguesas.
Se você domina o inglês, ou o espanhol, sua vida será mais fácil: grande parte dos historiadores, sociólogos e antropólogos que se propuseram a estudar a homossexualidade tem publicações nesses idiomas.
A partir de agora começarei a dar dicas de livros que acho imprescindíveis para aqueles que, como eu, querem "fundamentar sua revolta".
Começarei com um em português, dada a escassez deles.
Trata-se de Born to be Gay - História da Homossexualidade, de William Naphy, publicado pelas Edições 70, de Lisboa, Portugal.
Naphy é historiador, docente na School of Divinity, History and Philosophy da University of Aberdeen, Escócia (UK) e realiza um interessante estudo a respeito das bases históricas da homofobia, e das manifestações de práticas homossexuais, e de uniões entre pessoas do mesmo sexo nas civilizações orientais e greco-romana/ocidental.
É uma excelente obra introdutória, de fácil compreensão para aqueles que querem começar a ler sobre o assunto.
Infelizmente, só há essa edição portuguesa, e considero um sacrilégio comprá-la nas livrarias nacionais, dado o preço abusivo. Aconselho a Amazon (é muito provável que só vá encontrá-lo em inglês), onde você poderá comprar uma edição usada a um preço razoável.
Bibliotecas universitárias, como a da FFLCH/USP, UNESP e do IFCH/UNICAMP são também uma ótima saída.

2 comentários:

Anônimo disse...

A Amazon parece um quartinho de baguncas , onde voce acha de tudo.
Acredito que a partir de agora, com toda esta luta pela visibilidade e direito dos homossexuais, surgirão livros em Portugues com esta temática

Anônimo disse...

você pode conhecer um dos melhores sites de literatura gay em língua portuguesa visitando www.moasipriano.com (escritor brasileiro)