terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Art Project powered by Google


Um dos primeiros sites que acessei, pelos idos de 1997, ainda através de uma internet discada de péssima qualidade, foi o do Musée du Louvre. Fiquei abismado com a possibilidade de ter acesso as suas coleções sem sair de casa.
Eu ainda estava na minha fase helenista, e confesso que passava horas admirando as coleções de arte greco-romana, e esperando com paciência as imagens carregarem.
Com o tempo, mais museus começaram a disponibilizar seus acervos na rede, e com ferramentas de zoom melhores. Foi um frenesi quando os Musei Vaticani digilitalizaram suas salas e possibilitaram uma visita virtual detalhista aos afrescos das Stanzi di Raffaello e da Cappela Sistina.
Minha paixão pela arte pode ser verificada na barra ao lado dessa página, lá você vai descobrir uma série de links de museus, galerias, teatros, bibliotecas e academias de letras. Os sites de museus europeus são os melhores, inegavelmente, mas no Novo Mundo, os museus estadunidenses com coleções significativas mantém também ótimos sites. Decepcionantes são os sites  latioamericanos.
Visitando o El País hoje à tarde tive uma boa surpresa: o Google, em parceria com 17 dos museus mais importantes do mundo lançou o denominado Art Project. Obras emblemáticas foram fotografadas em altíssima resolução e podem ser vistas em um nível de detalhe impressionte. Há também fotos panorâmicas das salas: uma visita virtual completa.
É o acesso às obras dos grandes mestres sem precisar sair de casa. Um passo importante na democratização do conhecimento humano.

Nenhum comentário: