segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Variedades


Fiz um apanhado de sites estrangeiros referência em cultura gay. Aproveitem!

O Schwules Museum, é o primeiro museu de história LGBT do mundo, fundado em 1985, com sede em Berlim, na Alemanha. Grande parte do conteúdo está disponível apenas em alemão, você vai ter que fazer uso do Google Translate caso não domine o idioma.

A GLBT Historical Society, fundada em meados dos anos 1980 em San Francisco, recentemente inaugurou o GLBT History Museum, no emblemático Castro District, epicentro do movimento liderado por Harvey Milk nos anos 1960. É o segundo museu dedicado à história gay do planeta, e o primeiro dos Estados Unidos. Disponível em inglês.

O AMEA - World Museum of Erotic Art,  é um museu holandês virtual de arte erótica fundado em 1996.  A exposição sobre a obra de Jean Genet é bastante interessante. Disponível em inglês.

O Queer Cultural Center, fundado em 1993, em San Francisco, responsável pelo National Queer Arts Festival. Vale a pena conferir lineage com páginas de artistas. Em inglês.

A glbtq se intitula "the world's largest encyclopedia of gay, lesbian, bisexual, trangender, and queer culture". Não duvido.
É editada pelos professores universitários Claude J. Summers e Ted-Larry Pebworth e uma série de consultores e colaboradores. O material é excelente, tem seções de arte, literatura, ciências sociais, além de special features e um espaço de discussão.  Em inglês.

Nenhum comentário: