quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Curta: Eu não quero voltar sozinho




Eu não quero voltar sozinho é um curta metragem nacional, que apresenta aos espectadores a história de um primeiro amor entre meninos, onde tudo é construído de maneira gradativa, discreta e delicada, sem exageros.
No filme Leonardo (Guilherme Lobo) é um adolescente, deficiente visual, amigo da comunicativa e ciumenta Giovana (Tess Amorim), que tem sua vida mudada pela chegada de um novo aluno em sua sala, Gabriel (Fabio Audi).
O roteiro e direção ficou por conta do já anteriormente premiado por Café com Leite, Daniel Ribeiro, que no auge dos seus 28 anos surpreende novamente pela simplicidade e sensibilidade em cada segundo, dos 17 minutos do curta.
O quadro geral do enredo é um tanto clichê: aluno novo chegando, descobertas e mudanças, mas Daniel Ribeiro conseguiu em cenas comuns ao dia-a-dia de qualquer adolescente construir uma história única, cute e de conteúdo, em que personagens são unidos por trabalhos escolares, dúvidas e principalmente pelo amor que um nutre pelo outro. A verdade é que o desenrolar de tudo te deixa com a sensação de 'quero mais'.
Há projetos para que o curta, aplaudido e premiado como Melhor Filme no festival de Paulinia de 2010 e ganhador do Coelho de Prata pelo Mix Brasil, seja transformado em longa metragem; que segundo o roteirista e diretor, apresentaria o mesmo enredo, a história seria apenas estendida, porém, falta patrocínio.
Aos expectadores que ainda não conhecem o trabalho de Daniel Ribeiro, fica a recomendação para procurarem loucamente por seus curtas na internet. Aos que conhecem, vale lembrar que um garoto de apenas 28 anos consegue levar até aos mais conservadores, filmes com temática gay, mas de maneira tocante, que faz cair qualquer preconceito ou reação bélica. Mais que um diretor de 'temática' homo, Daniel consegue ser tão humano a ponto de apresentar um quadro comum, já visto milhares de vezes, de maneira excepcional.
Não sou um fã excepcional do cinema nacional, apesar de ser cinéfilo, mas fui obrigado a reconhecer a qualidade e potencial de Eu não quero..., agora me junto aos milhares de expectadores ávidos pelo longa e seguidor confesso do trabalho promissor de Daniel Ribeiro.


Notas do autor:
Você pode encontrar mais informações no blog do filme.
No Intercine  Gay você encontra o link para download em alta resolução.
Há também uma crítica, publicada no site cineclick.

2 comentários:

Filipe Mateus disse...

Bem eu baixei esse curta, adorei mesmo, super lindo !!!!!

Ricardo disse...

Muito lindo!
Assista Café com Leite, do mesmo diretor, também é muito bom!