sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Patrik Age 1.5


Devo confessar que relutei em assistir esse filme. Nutri uma certa desconfiança, talvez pelo fato de ele ser sueco.
Lembrei-me por fim, que Ingmar Bergman era da Suécia. A Rainha Sílvia também. Deixe para lá a xenofobia, disse para mim mesmo.
O filme foi escrito e dirigido por Ella Lemhagen, baseada na peça teatral homônima de Michael Druker.
Sven (Peterson Torkel) e Göran (Gustaf Skarsgård) são um casal gay que se muda para um bairro que mais parece um subúrbio estadunidense dos anos 1950. Casais felizes, donas de casa bem arrumadas e uma multidão de crianças. Também há reuniões de vizinhos. E a preocupação de cada um em manter seus jardins apresentáveis.
Eles dão entrada em um processo de adoção, e após repetidos insucessos, em razão de se tratar de uma união homossexual, a sorte parece bater à porta dos dois. O Serviço Social informa por carta que Patrik (Thomas Ljungman), de 1.5 anos está para chegar.
Göran é o mais talhado para a paternidade, e Sven parece fazer isso para contentá-lo.
Patrik, no entanto, tem 15 anos. Tratava-se apenas de um erro tipográfico. É aí que a história realmente começa.
Ele também tem um longo histórico de delinquência juvenil. E é homofóbico.
Sven e Göran pedem então a anulação da adoção, mas como Patrick será enviado para um orfanato novamente, Göran decide que ele ficará em casa até que seja encontrada uma outra família  para adotá-lo.
Sven vai embora de casa, e o que vemos depois é um aprofundamento da relação entre Patrik e Göran.
Não vou entrar em maiores detalhes. É um bom filme, que foge das tradicionais produções com temática LGBT, pautadas principalmente na saída do armário e na auto-aceitação.
O que vemos aqui é o desenvolvimento de uma relação de paternidade, universal, o desabrochar de um menino que nunca teve um ambiente estável, algumas cenas engraçadas. E um pouco da música country de Tanya Tucker. O filme é sueco, mas a trilha sonora se encaixa perfeitamente.
Sven volta para casa. Happy ending. Ou melhor Lickligt slut.

Nota do autor:
Você pode fazer o download do torrent desse filme em Filmes com legenda, ou se preferir, o download direto no Intercine Gay.
Informações e fotos na base de dados do IMDb.
Leia também as críticas publicadas no The New York Times, The Washington Post, Boston.com e Slant Magazine.

Um comentário:

Ricardo Nunes disse...

A adoção de crianças por casais gays nunca esteve tão na pauta como agora, já que a justiça brasileira abriu alguns precedentes que deixam o caminho mais livre.

http://destaqueba.com